23/08/2012
 
II Seminário Internacional de Comunicação Mídias Móveis – Rumo ao Mobile
(Divulgação )
 
O Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) realizará, nos dias 5 e 6 de novembro de 2012, a segunda edição do Seminário Mídias Móveis II – Rumo ao Mobile First.

A cultura de tablets e smatphones altera nos âmbitos mais profundos os paradigmas jornalísticos e mercadológicos. Profissionais da comunicação são colocados à frente desta realidade que envolve novo perfil de público e conteúdo: não apenas a notícia, mas também a publicidade se reinventa na busca de novos parâmetros atrativos e interativos.

Integração de conteúdo, redes sociais, mensuração de audiência e perspectivas de mercados são algumas das temáticas abordadas pelo evento Mídias Móveis II que visa contribuir de maneira efetiva e pragmática com o cotidiano dos dilemas comunicacionais da Era da Mobilidade Digital.

PROGRAMAÇÃO

5 de novembro
8h45 Abertura

9h00 Painel: Mobile First: as novas plataformas de navegação
O que os novos suportes móveis alteram nas dinâmicas jornalísticas e na pragmática da comunicação como um todo? Qual é o novo perfil destes usuários? O que eles esperam da plataforma mobile?
Mediador: IICS

11h00 Coffee Break

11h30 Conferência: Inovação e integração: Tablets e Smartphones
A integração de conteúdos é um dos grandes desafios que se apresenta às empresas de comunicação, já que a simples transposição das plataformas tradicionais às digitais não se mostra mais suficiente. Como gerir esse processo, garantindo inovação aos usuários e explorando as funcionalidades oferecidas por Tablets e Smartphones?

12h45 Intervalo

14h00 Painel: Estética e web design: novas propostas para os vários formatos de tela
Pensar que é apenas o tamanho e o formato da tela que muda, é um equívoco. O usuário mobile tem diferentes expectativas de conteúdo e estética. Ele apresenta um novo perfil que preza pelas inúmeras possibilidades de exploração de conteúdo que as plataformas móveis oferecem.

16h00 Coffee Break

16h30 Painel: Medindo a audiência Mobile
Mesurar a recepção e interação de conteúdos via mobile exige novas estratégias e modernos sistemas. Quais são as mais recentes técnicas e como vem ajudando as empresas a dimensionarem como mais exatidão o tamanho e preferências de sua audiência?

17h15 Painel: Redes Sociais e Mídias Móveis: peculiaridades do usuário mobile
Sites de relacionamento e mobilidade nunca estiveram tão vinculados. Mas o que isso pode implicar para o seu negócio e como explorar efetivamente essa relação?

19h00 Fim do primeiro dia

6 de novembro

8h30 Painel: Aplicativos X Site: o que é melhor para as empresas de comunicação?
Grandes empresas debatem sobre as vantagens de cada uma dessas possibilidades. Afinal, a preferência depende do quê? Do perfil do usuário? Do perfil da empresa? Do conteúdo?

11h00 Conferência: Usuário e Mobile: uma química antropológica
Entender como e por que o homem aderiu de maneira tão rápida às novas plataformas é uma forma de melhor planejar estratégias, conteúdos e estéticas para atraí-lo.

12h15 Painel: Panoramas do mercado Mobile: tudo é possível
As plataformas móveis abrem uma infinidade de possibilidades de mercado, negócio e conteúdo. Quais as principais novidades que o usuário e o empreendedor podem esperar?